A história da Associação Effectus teve início muito antes da sua fundação. Um grupo de voluntários, após conhecer jovens com deficiência e as suas famílias durante atividades de descanso para cuidadores, criou uma ligação com essas famílias. A partir dessa relação estabelecida durante aqueles breves dias, surgiu um vínculo que se manteve ao longo do ano e ano após ano. Com essa proximidade com as pessoas com deficiência e as suas famílias, foi crescendo a consciência das dificuldades e obstáculos das suas vidas.
Assim, este grupo de voluntários, já há vários anos, tem ajudado estas pessoas nas suas dificuldades, recorrendo aos seus próprios recursos, dinheiro, carro e tempo. O apoio que têm conseguido dar tem sido no âmbito do apoio jurídico relativamente aos seus direitos, tratamento de processos para obtenção de direitos e equipamentos de apoio como cadeiras de rodas, camas, etc, acompanhamento em consultas e exames, isto porque muitas destas famílias são monoparentais e, por isso, todas as saídas de rotina representam uma tremenda dificuldade.
Também têm apoiado de forma mais material, através de pagamentos de consultas, utensílios e bens essenciais para a casa, pagamento de faturas de bens essenciais. Inclusive já trataram de um processo de mudança de casa de umas destas famílias que envolveu contratos de arrendamento, transferência de serviços, mobilar a casa e preparar tudo para que a família quando chegasse tivesse o essencial, pois a realidade é que uma família em que um dos membros tem uma deficiência severa tudo é muito complicado e uma mudança de casa é praticamente uma missão impossível.
Durante o período da pandemia de COVID-19, as escolas, centros de atividades ocupacionais (CAOs), centro de atividades e capacitação para a inclusão (CACIs) fecharam, e os pais que trabalhavam tiveram de deixar de trabalhar para ficar com os filhos. Durante esta fase, só não faltou comida em algumas famílias, pois estes voluntários, com o seu dinheiro e a ajuda de alguns voluntários, família e amigos, compraram e entregaram mensalmente cabazes de bens essenciais, desde comida a fraldas e produtos de higiene. Acima de tudo, este grupo de voluntários tem estado presente e atento ao dia-a-dia destas pessoas que, normalmente, são postas de parte pelo resto da sociedade.
Este grupo de voluntário percebeu algo de extrema importância: na deficiência não existem soluções padronizadas, embora seja isto que a sociedade oferece, na maioria das situações. Com esta experiência de cerca de 10 anos no acompanhamento de algumas famílias, este grupo decidiu que estava na altura de poder chegar a mais pessoas, de poder obter mais apoios, seja de particulares que se identificam com esta missão, seja de instituições públicas e privadas, de poder concorrer a projetos, de ajudar a consciencializar a sociedade para a realidade das pessoas com difidência, do cuidador informal e restante família.
Assim nasce a Associação Effectus, do latim defectus significa deficiência, ao remover o 'd', de deficiência, e ficamos com effectus que significa "efetivo, concreto". É essa a dinâmica de trabalho na associação, de modo a atingir metas e efetivamente ajudar as pessoas com deficiência, tirar as dificuldades e algumas dores tendo em conta a particularidade de cada um. Acima de tudo queremos continuar o trabalho deste grupo de voluntários mantendo esta proximidade com as pessoas com deficiência e famílias ajudando concretamente no que for necessário.